O grão de mostarda foi lançado na terra!

No ano de 1997, um pequeno grupo de oração incluía os recém chegados irmãos Reinaldo (ex-presbítero, já falecido) e sua esposa Luci, bem como Oswaldo e sua esposa Lígia. Estes irmãos reuniam-se frequentemente na residência de Edmundo Boletti e sua esposa Therezinha, respectivamente cunhado e irmã do Rev. Marcos Tadeu Torres, que liderava as reuniões.

Essas foram as primeiras sementes lançadas em um solo muito fértil, que viriam a florescer no bairro do Tatuapé.

Naquele mesmo ano, começaram a participar das reuniões, a irmã Silvinha e seu filho Guilherme e, aos poucos, este grupo foi crescendo, surgindo então a necessidade de um local maior para a continuidade destes encontros.

Logo viria a ideia, que se transformou em desafio, sobre a formação de uma congregação presbiteriana. Como primeira providência concreta, foi alugado um sobrado no bairro Anália Franco, que também serviu de residência para o Rev. Marcos Tadeu e sua família. Na garagem deste sobrado, foi inaugurada em 29 de janeiro de 1999, a Congregação Presbiteriana do Tatuapé, filha da Igreja Presbiteriana da Penha.

Algum tempo depois, a congregação passou a se reunir em um espaço externo da residência da irmã Katia e sua família, porém, quando chovia, os irmãos eram recebidos dentro de sua casa. “... temos imensa gratidão por esta família, que acolheu nossa congregação, quando não tínhamos onde nos reunir...” – palavras da Luci e Silvinha.

Após alguns meses, houve nova mudança de local, passando a congregação a se reunir no Hotel Meliá, mas por um período muito curto de tempo, porque logo procedeu-se a locação de uma casa na rua Cantagalo, exclusivamente para seu funcionamento, agora já como filha da Igreja Presbiteriana Unida e tendo como pastor o Rev. Jefferson Dimbarre.

Anos depois, a congregação mais uma vez mudou de endereço e instalou-se à rua Serra de Botucatu, onde a congregação, enfim, foi organizada como Igreja Presbiteriana do Tatuapé, em novembro de 2010.

Os primeiros presbíteros eleitos foram: Cyl Farney, José Milton, Márcio Roberto e Reinaldo e a primeira junta diaconal eleita, foi composta dos irmãos Hamilton Fonseca, Luiz Carlos, Jean e Rogério Agostinho. No culto de sua organização, a mensagem foi trazida pelo Rev. Carlos Aranha, da Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo.

Após a saída do Rev. Jefferson, a IP Tatuapé foi conduzida pelo licenciado Wellington Bonfim Lago, tendo uma enorme ajuda também do Rev. Eber Rodrigues Coelho, que àquela época dava atos pastorais e já se envolvia com todo o trabalho da Igreja. Em busca de um pastor para ser efetivo da IP Tatuapé, foi designado pelo Presbitério Unido, o Rev. Davi Manço, que muito auxiliado pelo Rev. Eber, encaminhou todo o processo da primeira eleição pastoral, sendo então eleito o Rev. André Aramys de Oliveira, que exerceu o seu ministério de 2015 a 2018.

Com o Rev. André Aramys, a Igreja teve um bom crescimento e mudou-se em fevereiro de 2017, da rua Serra de Botucatu, para o endereço atual, que fica na rua Tijuco Preto, 1416.

No final de 2018, novas eleições pastorais da Igreja elegeram o Rev. José Mauricio P. Neponuceno, que é seu atual pastor efetivo.

Novos presbíteros e diáconos foram eleitos e estão firmes na Obra do Senhor, servindo a Deus e agregando seus preciosos trabalhos para uma Igreja viva e alegre, em Cristo.

Pela graça de Deus, podemos afirmar que a IP Tatuapé já possui uma belíssima história a serviço do Rei Jesus.

A pequena semente germinou e está crescendo, para a Glória do Senhor!

2025, Igreja Presbiteriana do Tatuapé